Vencendo obstáculos

Leitura Bíblica: Salmo 33.17-22

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal (Mt 6.34).

Perguntaram a um grande sábio o que mais tinha contribuído para seu crescimento e transformação. Perguntaram também a ele: “Quem o guiou no caminho? Qual o nome deste mestre?” Dizem que o sábio respondeu contando o seguinte: “Não foi uma pessoa, foi um cão! Um dia cheguei às margens de um rio. Havia um remanso e a superfície da água estava completamente imóvel. Ali havia um cão. Ele estava parado olhando a água. Parecia quase morto de sede. Ele olhava para a superfície da água e recuava assustado. Depois de alguns instantes ele repetia a aproximação e ao ver aquilo que parecia ser outro cão, embora fosse o seu próprio reflexo, ficava assustado e recuava novamente. Depois de algumas tentativas, e muito motivado pela tamanha sede que sentia, ele abandonou o medo e pulou para dentro da água. O cão então percebeu, que o reflexo havia desaparecido devido à agitação da superfície da água. Percebeu também que o obstáculo existente entre ele e aquilo que buscava, era ele próprio. Após enfrentar o seu medo, viu que a barreira havia se desvanecido”.
E continuou dizendo: “De uma forma semelhante, um grande obstáculo em minha vida se desvaneceu quando eu senti que aquilo que eu pensava ser eu mesmo, era o próprio obstáculo. E assim o meu caminho me foi mostrado, primeiro pelo comportamento daquele cão”.
Muitas vezes projetamos um medo inexistente. Falta coragem para prosseguir. Como nesta história, nosso maior inimigo também pode ser nós mesmos. Pensamos que outras pessoas, que os problemas e circunstâncias estão nos impedindo de continuar, quando na verdade estamos paralisados por causa de nossos medos e limitações. Somente quando nos lançamos na água, quando agimos na direção correta é que poderemos ser vitoriosos. No lugar de recuar diante dos desafios da vida que possamos nos preparar para vencê-los.

A sede pela conquista vence o medo.

Comentários