Surdo, eu?

Leitura Bíblica: Lucas 6.39-42


Agir com parcialidade nos julgamentos não é nada bom (Pv 24.23).


- Qual o problema de sua esposa?, perguntou o médico ao homem que o procurou. Ele respondeu: - Surdez. Não ouve quase nada. Disse então o doutor: - Então o senhor vai fazer o seguinte: antes de trazê-la, faça um teste para facilitar o diagnóstico. Sem ela olhar, o senhor, a certa distância, fala em tom normal, até que perceba a que distância ela consegue ouvi-lo. Está certo? Respondeu o homem. - Certo, combinado então. À noite, quando a mulher preparava o jantar, o marido decidiu fazer o teste. Mediu a distância que estava em relação à mulher. E pensou: Estou a 15 metros de distância. Vai ser agora. - Maria, o que temos para jantar?, não ouviu nada. Então aproximou-se a 10 metros. - Maria, o que temos para jantar?, nada ainda. Então, aproximou-se mais 5 metros. - Maria, o que temos para jantar? Silêncio ainda. Por fim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar: - Maria! O que temos para jantar? Então ouviu ela gritar: - FRANGO! É a quarta vez que te respondo!

Dizia uma frase após esta ilustração: “Como percebem, muitas vezes achamos que o problema ocorre com os outros, quando na realidade o problema é nosso, só nosso”. 

Me identifiquei com esta história, acho que ainda não estou surdo, mas muitas vezes pergunto alguma coisa para minha esposa e não escuto a resposta. Logo fico bravo pensando como ela pode me ignorar, que falta de consideração. Aí, pergunto mais alto uma segunda vez e ouço ela dizendo, já respondi. Acho que ela falou muito baixo. 

Esta ilustração serve para muitas outras coisas. Como disse a frase da ilustração: No lugar de julgarmos os outros achando que o problema está nele, devemos refletir se o problema não está em nós. É fácil achar que o surdo é o outro, que o problema está na voz baixa do outro, quando na verdade, nós é que estamos escutando mal. Antes de qualquer julgamento devemos ter paciência de analisar melhor os fatos. 


Cuide primeiro de si mesmo. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Mensagens Diárias 5

Bom é inimigo do ótimo

Egoísmo