Oração com compromisso

Leitura Bíblica: Salmo 5.1-3


O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR (Pv 21.31).


Um homem rico, se dizia cristão e orava regularmente com sua família para que Deus cuidasse dos pobres e dos sofredores deste mundo. Contudo, quando alguém necessitado batia, ele prontamente dizia que não tinha nada que pudesse compartilhar. Seu filho pequeno sempre ficava triste ao ver o pai despedir os pobres de mãos vazias. E, no entanto, todas as noites ele sempre ouvia a mesma oração: que Deus cuidasse dos necessitados. Certo dia o menino disse ao pai: “Papai, eu gostaria de ter todo o seu dinheiro.” E o pai pergunta: “É, e o que você faria com ele filho?” Ao que o filho diz: “Eu responderia as suas orações com ele, papai”. Será que frequentemente não fazemos orações sem ao menos sermos realmente sinceros a respeito do que estamos pedindo? São poucos que lembram que têm um compromisso com a oração que fazem. É como se colocar pedidos diante de Deus fosse uma forma de se livrar dos problemas. Esperam que Deus faça sem o comprometimento deles. Quantas orações fazemos e depois nem nos lembramos do que pedimos. Quantos já não oram em uma atitude de defesa, para não se comprometerem com o que oram. 

A verdadeira oração é aquela que é apresentada a Deus com confiança, mas principalmente com envolvimento. Quando oramos pelos enfermos, pobres e necessitados é claro que não podemos resolver o problema de todos eles. Mas, podemos sim, ajudar uma pessoa que precisa de uma refeição, visitar uma pessoa enferma, consolar alguém que vemos chorando. 

No Salmo 5.3, o salmista diz: “De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando”. Davi diz que orava bem cedo, quando nascia o sol. No restante do dia ele continuava envolvido com seu pedido, esperava a resposta de Deus. Ele saía para as batalhas contra os seu inimigos. No verso 8 ele pede para o Senhor o guiar pelo caminho certo. Ele clama: “Que os meus inimigos vejam que tu estás comigo!” (5.8b NTLH).


Oração é ação!

Comentários