Em grupo

Leitura Bíblica: Eclesiastes 4.9-12

Sou amigo de todos os que te temem e obedecem aos teus preceitos (Sl 119.63).

O isolamento é um grande mal. Infelizmente cada vez mais podemos encontrar pessoas que preferem ficar sozinhas. Cada vez mais a comunicação pessoal tem sido trocada por mensagens de texto. Alguns têm medo de relacionar-se, pois acreditam que a amizade pode ser uma ameaça. Mas é exatamente o contrário. A união, a amizade, o viver em grupo é para nós proteção. Osmanito Torres de Brito disse: “O ser humano foi criado para viver em comunidades. Quanto a isso, na natureza da vida selvagem, temos vários exemplos de como o grupo pode beneficiar seus indivíduos comuns de muitas maneiras. As aves costeiras, por exemplo, geralmente ajuntam-se instintivamente em grandes bandos onde há alimento em abundância. Porque fazem assim? Por causa da segurança que o grupo representa para elas. Aves de rapina, como o falcão-peregrino, preferem perseguir aves solitárias em vez de atacar um bando compacto de pássaros. Além disso, com milhares de olhos atentos é mais provável que um predador seja avistado a tempo permitindo a elas protegerem-se ou fugirem de um ataque”. 
Precisamos deixar nossa acomodação. Devemos nos abrir mais para as amizades. Mesmo sabendo que nunca encontraremos um grupo ou pessoa perfeita, precisamos nos abrir para a necessidade da vida em comunidade. Os benefícios sempre serão maiores do que os problemas que enfrentaremos. Juntos somos mais fortes. Na união de diferentes pessoas grandes coisas podem ser realizadas. E principalmente, juntos com outros estaremos mais seguros contra os ataques de inimigos. Como as aves solitárias se tornam presas fáceis, quando estamos sozinhos ficamos mais acessíveis aos ataques dos maus pensamentos, das tentações, das decisões erradas. 
Procure um grupo de pessoas para compartilhar suas experiências de vida. Sempre tomando cuidado para que seja um grupo de pessoas que busquem praticar o bem, que andam na verdade. 

Conviver é a melhor forma de viver. 

Comentários