Bons amigos

Leitura Bíblica: Provérbios 17.12-17

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé (Gl 6.10).

Vivemos com pessoas. É impossível viver só. Portanto, precisamos nos cercar de pessoas boas. Amigos que sejam respeitáveis e tementes a Deus. Estas pessoas irão acrescentar força a nossa vida. Iracema Romano disse muito bem: “Se você passar um dia inteiro com alguém muito rico, sua conta bancária não vai aumentar. Se você passar um dia inteiro com alguém de rara beleza, você não vai ficar mais bonito. Porém, se você passar um dia inteiro com alguém feliz, de riso fácil, alegre e que sempre tem uma conversa solta e positiva, você voltará para sua casa bem mais feliz. Cerque-se de pessoas lindas e ricas por dentro, porque isto é contagioso”.
Melhor do que muitos amigos é ter bons amigos. Provérbios 18.24 diz: “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão”. Quem quer ser amigo de todo mundo acaba se dando mal. Poderá ser cercado de pessoas interesseiras e também de pessoas que não cuidam de sua moral. Terá amizades apenas passageiras. Mas quando fazemos boas amizades, mais do que amigos, ganhamos irmãos. E muitas vezes, pessoas mais chegadas que os nossos próprios irmãos de sangue. Pessoas que mesmo quando não estamos próximos, não deixam de lembrar de nós. 
Melhor do que amigos do trabalho ou de nossa cidade são os amigos que compartilham da mesma fé. Os amigos de nossa comunidade cristã. “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Sl 133.1). A amizade cristã é a amizade mais importante, porque ela está baseada na fé. É uma amizade que tem como vínculo Deus. Os irmãos em Cristo são unidos porque têm uma mesma disposição mental. Tem um mesmo parecer e proceder. Nossos pensamentos e linguagem estão unidos através da salvação e do conhecimento de Cristo. 
Agora, a principal amizade que devemos cultivar é a amizade com Deus. O amigo de Deus é fortalecido com seu cuidado e sabedoria.

Passe o dia com Deus, você se tornará rico.

Comentários