Lute contra a correnteza

Leitura Bíblica: Colossenses 1.9-14

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam (Tg 1.12).

Conta-se que dois homens estavam sendo arrastados pelas águas caudalosas de um rio furioso. Um deles resolveu nadar contra a correnteza, mas sequer conseguia sair do lugar. O outro raciocinou: - Nunca conseguirei vencer a correnteza neste ponto. Melhor deixar ser arrastado rio abaixo até que a força das águas diminua o suficiente. O primeiro, que lutava com todas as forças, estava para desistir quando apareceu alguém na margem e conseguiu tirá-lo das águas. O outro homem ouviu um forte barulho aumentar à medida que descia rio abaixo. Ficou desesperado, pois estava bem próximo de uma gigantesca queda. Na iminência da precipitação tentou nadar com todas as forças, mas foi inútil. Naquele ponto a força das águas havia se multiplicado. Ele caiu naquele abismo profundo e nunca mais foi encontrado. Osmanito Torres comenta esta história dizendo: “Às vezes grandes dificuldades surgem de repente em nossas vidas quando menos esperamos. Nunca cruze os braços achando que os problemas desaparecerão por si mesmos, ou que são grandes demais para ser enfrentados no momento; pode ser que até piorem com o passar do tempo, por isso é preciso agir. Encare as dificuldades mesmo quando achar que não possui forças suficientes para isso, a ajuda sempre chega quando menos esperamos”.
Passamos na vida por momentos em que nossa força é muito menor do que a adversidade. Nossa vontade é desistir, desanimar. Mas devemos continuar lutando, certos de que Deus virá nos socorrer. Desistir não irá ajudar, somente nos levará para um lugar mais distante da vitória. Deus não desiste de nós. Nós também não podemos desistir de nossas lutas. A perseverança é uma característica importante da vida. Somente através da perseverança que podemos manter nossa esperança. Permanecer na luta, ao contrário do que pode parecer, faz brotar novas forças. 

Fortalecidos pela fé tenhamos perseverança.

Comentários