Liberdade saudável

Leitura Bíblica: Gálatas 5.13-26                       

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne (Gl 5.16).

A liberdade começa dentro de nós. Ninguém é verdadeiramente livre até que Cristo o liberte. Liberdade está muito longe de ser uma licença para fazer o que quisermos. Quem faz somente o que quer, se torna escravo de suas vontades. Liberdade é liberdade do pecado e não para pecar. “Liberdade cristã é a liberdade para abandonar o pecado e abraçar a Cristo. Quando a liberdade deixa de ser liberdade a serviço de Deus para se tornar a liberação de Deus, ela se transforma em escravidão” (John Stott). Em Deus temos a verdadeira liberdade. Somos livres para crucificar a carne com suas paixões e concupiscência. Para termos uma liberdade saudável, Paulo diz que devemos andar no Espírito. Ele fala a respeito do conflito existente entre carne e Espírito. “A carne representa o que somos por nascimento natural, nossa condição caída, os desejos da natureza humana. Espírito refere-se ao próprio Espírito Santo, que nos renova e regenera, e o que nos tornamos pelo novo nascimento” (Jonh Stott). É constante o conflito entre os desejos da carne com o caminho do Espírito. 
As obras da carne devem ser dominadas. Primeiro, a área do sexo: imoralidade sexual, impureza e libertinagem (v.19). Em segundo lugar temos a área da religião: idolatria e feitiçaria (v.20a). Terceiro, a área social: ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja (v.20b-21a). Quarto, a área da alimentação: bebedices, glutonarias (ou segundo a BLH, “farras” - v.21). O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22-23). 
Nesta luta entre carne e Espírito, à medida que andamos no Espírito, a carne fica mais subjugada e vice-versa. Devemos crucificar a carne, rejeitar a velha natureza de forma severa e decidida. Devemos andar no Espírito Santo e tê-lo como guia de nossas ações.

Liberdade só existe em Deus.

Comentários