Jóia perdida!

Leitura Bíblica: Efésios 5.15-17

O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força (Ec 9.10a).

Perder alguma coisa sempre nos dá uma sensação ruim. Por isso sempre devemos prestar atenção quanto ao lugar que deixamos as coisas. Conta-se que atravessando o deserto, um viajante viu um árabe montado ao pé de uma palmeira. A pouca distância repousavam os seus cavalos, pesadamente carregados com valiosos objetos. Aproximou-se dele e disse: Pareceis muito preocupado. Posso ajudar-vos em alguma coisa? Ah! - respondeu o árabe com tristeza - estou muito aflito, porque acabo de perder a mais preciosa de todas as joias. Que joia era essa? - perguntou o viajante. Era uma joia como jamais haverá outra - respondeu o seu interlocutor. Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo. Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais se agrupavam sessenta menores. Já vereis que tenho razão em dizer que joia igual jamais poderá reproduzir-se. Disse o viajante: - A vossa joia devia ser preciosa. Mas não será possível que, com muito dinheiro, se possa fazer outra igual? Voltando a ficar pensativo, o árabe respondeu: - A joia perdida era um dia, e um dia que se perde jamais se torna a encontrá-lo.
A maior perda é a perda de tempo. Mas parece que muitas vezes não nos damos conta que propositalmente deixamos o tempo passar. Ignoramos sua importância. Não desfrutamos, não aproveitamos o tempo como deveríamos. E depois ainda reclamamos de falta de tempo. 
A única forma de não chorarmos pelo tempo perdido é aproveitar ao máximo o dia. Se todos têm as mesmas 24 horas, por que parece que algumas pessoas fazem mais coisas? Fazem mais coisas porque aprenderam a aproveitar o tempo. Aproveitar o tempo é dedicar cada segundo fazendo tudo o que tivermos que fazer com toda a força que tivermos. Não sabemos quanto tempo nos resta de vida, por isso precisamos aproveitar cada dia que recebemos. A melhor forma de agradecer a jóia recebida é utilizando-a.

Valorize cada segundo.

Comentários