Viver contente

Leitura Bíblica: Salmo 4.6-8

Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação (Fp 4.11 RA). 

Conta-se que um rei foi, certa manhã, ao seu jardim e encontrou as plantas murchando e morrendo. Perguntou ao carvalho, que ficava junto ao portão, o que significava aquilo. Descobriu que a árvore estava cansada de viver, porque não era alta e elegante como o pinheiro. O pinheiro, por sua vez, estava desconsolado porque não podia produzir uvas, como a videira. A videira ia desistir da vida porque não podia ficar ereta e nem produzir frutos delicados como o pessegueiro. O gerânio estava agastado porque não era alto e fragrante como o lírio. E o mesmo acontecia em todo o jardim. Chegando-se ao amor-perfeito, encontrou sua corola brilhante e erguida alegremente, como sempre. “Muito bem, meu amor-perfeito, alegro-me de encontrar, no meio de tanto desânimo, uma florzinha corajosa. Você não parece nem um pouco desanimada”. “Não, não estou”. “Eu não sou de muita importância, mas achei que se no meu lugar o senhor quisesse um carvalho, um pinheiro, um pessegueiro ou um lírio, teria plantado um deles; mas sabendo que o senhor queria um amor-perfeito, estou resolvido a ser o melhor amor-perfeito que posso”.
Lettie Cowman comentando esta história disse: “Senhor, eu quero estar onde me queres. Ser fiel e dar fruto para Deus, onde tu me puseres. Os que se deram a Deus sem reserva, estão contentes em qualquer situação. Pois querem só o que é a vontade dele, e desejam fazer para ele tudo o que ele quiser. Esvaziam-se de tudo, e nisso encontram tudo cem vezes mais”.
Eu sei que não é fácil viver tão contente assim. Às vezes vamos desanimar, passaremos por momentos tristes, mas não devemos permanecer no desânimo. Muitos já jogaram a toalha, desistiram de lutar e viram suas esperanças se frustrar. Mas, por mais difícil que seja, tenha ânimo. Nunca perca a esperança. Como disse Davi: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5b).

Na presença de Deus temos real alegria.

Comentários