Tratamento para a ansiedade


Leitura Bíblica: Filipenses 4.4-9

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma (Sl 94.19).

Se a ansiedade é excesso de futuro, o tratamento para ela é a aproximação do dono do tempo. É lançar sobre Deus a nossa ansiedade na certeza de que ele tem cuidado e vai cuidar de nós. Se a ansiedade é o medo do que ainda vai acontecer, devemos viver o momento atual enfrentando as lutas do dia a dia. Se a ansiedade é a preocupação com algo que vai além das nossas forças, precisamos pedir ajuda a Deus para poder continuar. O Rev. Arnildo Klumb, falando sobre o remédio para a ansiedade, diz: “Acredito que o belo e santo remédio para nossa ansiedade é a oração. Karl Barth disse certa vez que ‘entrelaçar as mãos em oração é o começo de uma revolução contra a desordem do mundo’. Eugene Peterson disse: ‘Uma vida de oração nos obriga a lidar com a realidade do mundo e da nossa própria vida a uma profundidade e a um nível de honestidade raramente experimentados pelos que não oram’. O mestre Jesus disse: ‘Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?’ (Mt 6.25). Não andar ansioso é colocar os desejos e ansiedades diante do Eterno Deus que nos conhece. É abrir, rasgar a alma perante o dono da nossa vida e dizer tudo o que se passa lá dentro. Precisamos abrir as janelas da nossa alma diante daquele que nos sonda e sabe do que precisamos”’. 
Tratamos da ansiedade quando mantemos a nossa mente ocupada com coisas boas. Quando lembramos que outros padecem das mesmas dores ou dores piores do que as nossas. 
Se a ansiedade é excesso de futuro, a cura para a ansiedade também pode estar no excesso de futuro. Somos curados da ansiedade quando encharcamos o nosso coração da esperança eterna. Quando olhamos não para os medos do futuro, mas para as maiores bênçãos que estão lá. 

Afasta de seu coração a ansiedade. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.