Graça e paz!


Leitura Bíblica: João 14.27-31

A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo (Gl 1.3).

Paulo escreve às igrejas da Galácia exortando-os a permanecerem na verdade. Muitos estavam sendo influenciados pelos judaizantes. Apesar de trazer uma mensagem dura, Paulo, em sua saudação inicial, usa palavras que demonstram consideração àqueles irmãos. São as palavras graça e paz. “Essas duas palavras são uma síntese do evangelho. A paz fala da natureza da salvação, e a graça diz respeito à sua fonte. Somente pela graça o pecado pode ser remo­vido, e somente a paz pode acalmar a consciência culpada” (Rev. Hernandes Dias Lopes). 
A graça é a raiz da salvação. “Graça a vós outros...” (1.3a). A graça é a fonte da salvação. A salvação não é uma conquista das obras, mas um presente da graça. Resultado da obra que Deus fez por nós em Cristo Jesus. Hernandes, citando William Hendriksen, diz: “É esclarecedor, quando define a graça de Deus à luz desse versículo: A graça significa o favor espontâneo e imerecido de Deus em ação, a operação de sua benevolência derramada livremente dando a salvação a pecadores que têm um sentido de culpabilidade e correm a ele em busca de refúgio. E a ação do Juiz que não somente perdoa a pena, mas também cancela a culpa do ofensor, e ainda o adota como seu próprio filho”.
A paz é o fruto da salvação.  “... e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo” (1.3b). “Se a graça é a raiz, a paz é o fruto. Se a graça é a fonte, a paz é o fluxo que corre dessa fonte. A graça é a causa da salvação, e a paz é o seu resultado. Por causa da graça temos a paz com Deus e a paz de Deus” (HDL). William Hendriksen argumenta que a graça traz paz e a paz é tanto um estado (o da reconciliação com Deus), como uma condição (a convicção interior de que pela reconciliação está tudo bem). 
Graça e paz são presentes extraordinários de Deus para nós. São bênçãos que não merecemos e nem podemos alcançar por nós mesmos. 

A graça liber­ta e a paz acalma.   

Comentários