Verdade e mentira


Leitura Bíblica: Salmo 25.1-5

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém (Rm 1.25).

Diz uma parábola judaica que certo dia a mentira e a verdade se encontraram. “A mentira disse para a verdade: - Bom dia, dona Verdade. E a verdade foi conferir se realmente era um bom dia. Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva, vários pássaros cantavam e vendo que realmente era um bom dia, respondeu para a mentira: - Bom dia, dona Mentira. - Está muito calor hoje, disse a mentira. E a verdade vendo que a mentira falava a verdade, relaxou. A mentira então convidou a verdade para se banhar no rio. Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse: -Venha, dona Verdade, a água está uma delícia. E assim, a verdade sem duvidar da mentira, tirou suas vestes e mergulhou. A mentira saiu da água e vestiu-se com as roupas da verdade e foi embora. A verdade por sua vez recusou-se a vestir as vestes da mentira e por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar pela rua. E aos olhos de outras pessoas era mais fácil aceitar a mentira vestida da verdade, do que a verdade nua e crua”.
Infelizmente, muitos dão espaço para a mentira que sempre vem disfarçada de verdade. A mentira não precisa nem fazer muito esforço para nos convencer. Mas não podemos deixar isso acontecer. A vitória da mentira é a falência da vida. O espaço dado ao que é falso confunde, mancha e afasta a verdade. É importante ter a capacidade de discernir entre o falso e o verdadeiro, de conhecer e permanecer na verdade. Não podemos ser tolerantes com a mentira dos falsos ensinos bíblicos, das falsas propostas imorais e da comodidade egoísta. Precisamos conhecer as verdades bíblicas, ensiná-las e praticá-las. Precisamos nos manter firmes diante das tentações e suas ofertas mentirosas. Devemos trabalhar e nos empenhar ao máximo, lembrando que para se colher é preciso plantar. Servindo a Deus, andemos na verdade. 

A vitória da verdade é o conhecimento de Deus. 

Comentários