Pense bem


Leitura Bíblica: Lamentações 3.19-22

Guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo (Sl 25.5).

Sejamos sinceros. Todos nós reclamamos demais. Se não para os outros ouvirem, reclamamos em nossos pensamentos. A gratidão é uma atitude que só pode ser conquistada com muito exercício. E sim, devemos e podemos ser mais felizes e agradecidos, mais tolerantes a dor e menos atemorizados de más notícias. Encontramos muitos exemplos de pessoas que viveram enfrentando muitas adversidades, mas se mostraram felizes e determinadas a continuar sua missão apesar das circunstâncias. Como contou o Rev. Ageu Magalhães a respeito da vida de João Calvino: João Calvino perdeu a mãe aos 6 anos de idade e o pai aos 22. Casou-se depois dos 30 com Idelette de Bure que lhe deu três filhos – todos morreram na infância! Com 9 anos de casamento, sua amada Idelette morreu também. Decidiu não casar-se mais. Sua saúde sempre foi frágil. Teve enxaqueca durante 20 anos. Sofreu de artrite, gota, malária, pedras nos rins e, finalmente, 5 anos de tuberculose. Morreu aos 55 anos de idade. A despeito de tanto sofrimento não encontramos uma linha sequer de murmuração em toda a sua obra. O Rev. Ageu conclui esta história dizendo: “Assim, da próxima vez que você pensar em reclamar de sua vida, lembre-se de João Calvino”. 
Realmente ele não reclamava. Tanto que esta história é desconhecida de muitos de nós. O que ouvimos e lemos de Calvino são seus trabalhos teológicos e comentários bíblicos. Ele tinha foco na sua missão e não em falar sobre si mesmo. Hoje encontramos muitas pessoas ocupadas consigo mesmas. E quando qualquer coisa dá errado, reclamam, quando não desistem do que estão fazendo. 
O versículo chave deste texto é muito apropriado para o assunto que estamos tratando. Jeremias diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. Como ele devemos entender que nossos pensamentos devem se fixar no que traz paz e esperança.

Tenhamos esperança de tempos melhores. 

Comentários