Verdadeira riqueza!


Leitura Bíblica: Salmo 128

Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos (Sl 103.17).

Um homem muito rico pediu a um sábio para escrever algo pela continuidade da prosperidade de sua família, de modo que esta pudesse manter sua fortuna geração após geração. O sábio pegou uma longa folha de papel e escreveu: “Pai morre, filho morre, neto morre”. O homem rico ficou indignado e, ofendido, disse: “Pedi algo pela felicidade de minha família! Por que uma brincadeira dessa?” “Não pretendi fazer brincadeira” - explicou tranquilamente o sábio. “Se antes de sua morte seu filho morresse, isso iria magoá-lo imensamente. Se seu neto se fosse antes de seu filho, tanto você quanto ele ficariam arrasados. Mas, se sua família, de geração em geração, morrer na ordem que eu escrevi, será o mais natural curso da vida. Eu chamo isso de verdadeira riqueza”.
Esta história revela que o interesse do homem rico era pela continuidade da prosperidade financeira de sua família. O sábio pôde mostrar que existem outros tesouros, muito maiores do que o dinheiro. O Salmo 128 demonstra que, para sermos realmente ricos, devemos andar nos caminhos de Deus. Assim seremos felizes e prósperos. Vemos aqui, nos versos 5 e 6, que o salmista declara como uma grande bênção de Deus o poder “ver os filhos dos seus filhos”. Ver assim a bondade do Senhor se estendendo por sua geração. “Mas o amor de Deus, o SENHOR, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, para aqueles que guardam a sua aliança e obedecem fielmente aos seus mandamentos” (Salmo 103.17-18 – NTLH).
Se deseja ler algo que o faça refletir sobre a continuidade de sua vida e família, nada melhor do que o Salmo 103.17. O sábio poderia muito bem ter deixado esta frase para o homem rico que lhe pediu para escrever. Que sejamos felizes, firmes na fé, ricos da misericórdia, contemplando a bondade do Senhor em todos os nossos dias. 

A riqueza e a honra vêm de Deus.

Comentários