Pedagogia dos caracóis


Leitura Bíblica: 2 Samuel 4.2-4

Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome; cada dia proclamem a sua salvação! (Sl 96.2)

Rubem Alves conta que leu um artigo em uma revista italiana com este título: A pedagogia do caracol. O artigo começa contando que uma menininha, ao voltar para casa, se queixou à mãe: “Mamãe, os professores dizem: ‘É preciso andar rápido, nada de vagareza, para frente, para frente!’ Mamãe, onde é a frente?”. Baseado nesta história, o artigo passa a falar sobre a virtude pedagógica da vagareza. “Pode ser que ‘chegar na frente’ não seja tão importante assim! Quem sabe o ‘estar indo’ é mais educativo que o chegar? No ‘estar indo’ aprende-se um jeito de ser. O autor do artigo aconselha os professores a estar com seus alunos no ritmo do adágio. Sem pressa. A lentidão é uma virtude a ser aprendida num mundo em que a vida é obrigada a correr ao ritmo das máquinas. Gastar tempo conversando com os alunos. Saber sobre sua vida, seus sonhos. Que importa que o programa fique atrasado? A vida é vagarosa. Os processos vitais são vagarosos. Quando a vida se apressa, é porque algo não vai bem” (Rubem Alves).
Parece estranho aprender com os caracóis. Eles são tão lentos. Alguns os acham nojentos. Mas eles realmente podem ser um exemplo para nós. Hoje vivemos na chamada correria. Em certos momentos precisamos mesmo correr. O problema é que passamos a fazer tudo com pressa. Com tanta pressa, estamos desperdiçando o momento. A vida se torna chata e doente. Ficamos ansiosos e preocupados demais. 
Precisamos redescobrir o prazer de andar devagar. Comer apreciando a comida. Viajar desfrutando as paisagens, ler de forma bem lenta, aproveitando e ampliando cada palavra lida. Precisamos, no lugar de mensagens de texto, dedicar mais tempo as conversas pessoais. Voltar a ouvir o som da respiração. Desfrutar cada nota de uma canção. Quem anda com muita pressa perde os melhores momentos. Além de correr o risco de se envolver em algum acidente.  

Viva no tempo e velocidade certa. 

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