Fonte de felicidade


Leitura Bíblica: Salmo 97.9-12

Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus (Lc 10.20).

Você acredita que dinheiro traz felicidade? Que só é possível ser feliz com uma abastada conta bancária? “Dinheiro pode comprar conforto, bens materiais e algumas outras coisas, mas não compra a felicidade. É importante ter consciência de que a felicidade não se deixa vender por dinheiro, porque ela vive nas avenidas ocultas da emoção. O dinheiro pode nos dar conforto e segurança, mas ele não compra uma vida feliz. O dinheiro compra a cama, mas não o descanso. Compra bajuladores, mas não amigos. Compra presentes para uma mulher ou homem, mas não seu amor. Compra o bilhete da festa, mas não a alegria. Paga a mensalidade da escola, mas não produz a arte de pensar. Invista, portanto, em conquistar aquilo que o dinheiro não compra. Caso contrário, será uma pessoa incompleta, ainda que seja um milionário” (Augusto Cury).
Este assunto é bem conhecido. Existem até algumas frases bem humoradas como esta: “Se você acha que o dinheiro não traz felicidade, então me dê o seu dinheiro e seja feliz”. Sabemos que o dinheiro não traz felicidade, mas sabemos que não é o fato de não termos dinheiro que vai nos fazer feliz. A questão é mais complexa. O ponto aqui é que a busca pelo ter não pode ser desacompanhada da busca pelo ser. O desejo pelo dinheiro não pode ocupar o lugar de nossa adoração a Deus. O amor ao dinheiro não só não traz felicidade, como também acaba com ela. A busca pelo dinheiro pode gerar um acúmulo de problemas e ansiedade. Pode levar a tentações, a queda e a ruína. 
Augusto Cury faz uma proposta interessante: “Invista em conquistar aquilo que o dinheiro não compra”. Invista em coisas que se veem no coração, que são sentidas, ouvidas, imaginadas e que não custam dinheiro. Quer maior tesouro do que falar com Deus em oração. Que excelente viajem é buscar no tempo passado, presente e futuro pensamentos dignos de alegria. 

Busque a Deus, o maior tesouro, e seja feliz.  

Comentários