Fazer o bem!


Leitura Bíblica: Lucas 14.12-14

“O Rei responderá: Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mt 25.40).

Jesus percebendo que os convidados de um banquete estavam eufóricos procurando os primeiros lugares, conta uma parábola. Na primeira parte ele fala a respeito de uma festa de casamento. Diz que quem fosse convidado deveria sentar-se nos últimos lugares. Assim, não correriam o risco de que se chegasse alguém mais importante, fossem convidados a sentar -se mais atrás. Ensinou sobre consideração para com o próximo. Na segunda parte da parábola, Jesus acrescenta um ensinamento dirigindo-se diretamente a quem o havia convidado. Ele disse: “Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos ricos. Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem” (Lc 14.12-14 - NTLH).
Jesus não quer impedir ninguém de convidar seus amigos ou pessoas de melhor situação financeira a uma festa. Ele quer demonstrar a diferença entre convidarmos os pobres e os de melhor situação. Simon Kistemaker disse: “Se o anfitrião convida seus parentes, amigos e conhecidos para comerem com ele, com a intenção de que eles, depois, também o convidem, estará pensando no quanto receberá de volta. Mas, se convida pessoas que são financeira e socialmente impossibilitadas de retribuir o convite, sua recompensa será paga pelo próprio Deus, por ocasião da ressurreição”. Esta lógica deve ser aplicada não apenas a um convite para uma festa. Qualquer ato que praticarmos visando ganhar alguma coisa perde sua essência. O que fazemos para ajudar alguém não deve visar lucro. Quem faz o bem sem interesse próprio é recompensado por Deus. 

Dar o que não pode ser retribuído tem certa retribuição. 

Comentários