Deus nos visitou!


Leitura Bíblica 1João 1.1-4

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus (Jo 1.1).

João fala com autoridade a respeito de Jesus. Ele é o discípulo amado, conheceu Jesus bem de perto. O propósito da carta de 1João é proclamar aquele que veio para revelar o Pai e dar vida aos que estavam mortos. Anunciar aos crentes que eles estavam seguros e podiam ter certeza da sua salvação. 
No primeiro parágrafo (1.1-4) o tema central é Jesus, o verbo da vida. João abre sua carta falando sobre quem é Jesus. “Jesus veio para ter comunhão com aqueles que estavam perdidos e mortos. Veio para reconciliar aqueles que estavam separados uns dos outros. Veio para dar alegria perfeita àqueles que estão entregues ao infortúnio de seus pecados” (Hernandes Dias Lopes). 
Nesses primeiros quatro versículos, conforme o comentário do Rev. Hernandes, podemos encontrar: 1- A preexistência do verbo de Deus (1.1). “O que era desde o princípio”, existia antes da fundação do mundo. Ele não teve origem, ele é a origem de todas as coisas. Ele não passou a existir, ele é preexistente. Jesus é Deus eterno. 2- A humanidade do verbo de Deus (1.1). “O que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida”, João dá testemunho de que ele e os demais apóstolos o ouviram, o viram e o apalparam. “Usando seus três sentidos mais nobres - a audição, a visão e o tato - testemunham que Jesus era uma pessoa real, com um corpo físico real” (HDL). Jesus, o verbo da vida, encarnou-se e viveu entre nós. Jesus, sem deixar de ser Deus, tornou-se homem, perfeitamente homem. 3- A manifestação do verbo da vida (1.2). “E a vida se manifestou, e nós a temos visto”. O verbo da vida, preexistente e eterno, manifestou-se no tempo e na História. Não ficou isolado na glória. Conhecer Jesus só foi possível aos homens porque Jesus se manifestou. O verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14). 

Doce presença é a companhia de Jesus. 


Comentários