Cego com lanterna


Leitura Bíblica: 1 João 2.7-11

Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão (1Jo 4.21).

Existe uma grande diferença entre a vida de quem ama e a de quem vive a discutir com os outros. Quem busca amar, quer o bem de seu próximo, por isso quer fazer o bem demonstrando seu amor através de boas atitudes. Anda em santidade e quer ser exemplo, ensinando as coisas boas que aprendeu aos outros. 1 João 2.10 diz que o amor não produz tropeço. E deixa claro que a falta de amor causa tropeço. Enquanto o amor aproxima as pessoas, a falta de amor produz e causa tropeço. A palavra “tropeço” é metáfora bíblica para uma pedra saliente que faz tropeçar o viajante. 
“Um crente que guarda ódio no coração encontra em si mesmo tropeço para crescer espiritualmente e serve de escândalo na comunidade onde vive. Ele causa problemas em vez de ajudar a resolvê-los. Em vez de bênção, transforma-se em maldição. Em vez de pacificador, ele é perturbador. Em vez de apagar os focos de incêndio, ele mesmo é um incendiário” (Hernandes Dias Lopes). 
Warren Wiersbe narra a história de um homem que certa noite andava por uma rua escura quando viu um ponto muito pequeno de luz vindo em sua direção com movimentos hesitantes. Pensou que a pessoa carregando a luz talvez estivesse doente ou bêbada, mas, ao se aproximar, viu que o homem com a lanterna também segurava uma bengala branca. Por que será que um homem cego está carregando uma lanterna acesa?, o homem pensou e resolveu perguntar a ele. O cego sorriu e respondeu: “Eu carrego essa luz não para que eu veja, mas para que outros me vejam. Não posso fazer coisa alguma a respeito da minha cegueira, mas posso fazer algo para não ser um tropeço”. “As trevas da animosidade tornam o caminho traiçoeiro, mas a luz de Cristo transforma as pedras de tropeço em calçada” (Lloyd John).
Colocando-se no lugar do cego podemos dizer: Para a minha cegueira espiritual, só Jesus. Ele que nos faz ver. Andar com Jesus, a nossa luz, é a forma que temos para iluminar os outros. 

Vivamos em amor e santidade. 

Comentários