Advogado diferente


Leitura Bíblica: 1 João 2.1-2

Cristo amou a igreja e entregou-se por ela (Ef 5.25b).

João, depois de falar que devemos confessar e não negar o nosso pecado, fala que devemos evitar o pecado. Mesmo sendo impossível não pecar, podemos evitar muitos pecados. “O pecado na vida dos crentes deve ser um acidente e não um hábito, uma prática” (Hernandes dias Lopes). Quem peca como hábito está a caminho da morte. Quem não se importa com os mandamentos de Deus está perdido. Aquele que procura evitar o pecado e, quando peca, confessa seu pecado, tem a defesa de Jesus diante do Pai. Por meio de Jesus tem os pecados perdoados. 
O destaque do texto é Jesus. Ele é chamado de intercessor, ajudador, advogado de defesa. Jesus é o advogado perfeito e diferente. Mesmo sendo o melhor advogado, não cobra nada de nós. Bons advogados são muito caros, mas Jesus, além de não cobrar nada, ainda paga o preço de nossa liberdade. Seu método também é incomum. Enquanto advogados normais tentam provar a inocência de seus clientes, Jesus quer que admitimos nossa culpa. Também podemos destacar que o trabalho de Jesus como advogado é eficaz, é completo. Como disse Thomas Guthrie: “Não vacile se os seus pecados forem tão numerosos para serem perdoados ou se a sua enfermidade for tão grave para ser curada. Jesus é um advogado que nunca perdeu uma causa e um médico que nunca perdeu um paciente”. Realmente, com Jesus não existe causa perdida. Ele não faz acepção de pessoa, de pecado. Jesus não está apenas do nosso lado, mas em nosso lugar. Ele é a propiciação, sacrifício, pagamento”. 
Jesus é nosso advogado e também é nosso exemplo. Além de nos dar acesso a Deus, Jesus nos conduz pelo melhor caminho. Devemos olhar para Jesus e andar assim como ele andou. Com a ajuda de Jesus podemos evitar e abandonar o pecado. “Que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele” (1Jo 3.23-24).

Viva com Jesus. 

Comentários