Pureza x legalismo


Leitura Bíblica: Mateus 23.25-28

Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração para que você seja salva. Até quando você vai acolher projetos malignos no íntimo? (Jr 4.14)

Conta-se que em um mosteiro todos os monges e monjas faziam o voto da castidade e do celibato. Por isso, era proibido que tocassem em pessoas do sexo oposto. Pois estavam dois monges para atravessar um rio de forte correnteza, quando encontraram na margem uma jovem que pedia auxílio. Ela estava com graves problemas a resolver do outro lado da margem e não sabia nadar. Temia ser levada pela correnteza forte. Pediu aos monges que a ajudassem. O primeiro monge se recusou, dizendo que não poderia tocá-la. E atravessou o rio sozinho. O segundo monge se apiedou e deixou que ela se apoiasse em seu braço. Assim chegaram até a outra margem. A jovem agradeceu e se foi. Os dois monges continuaram caminhando lado a lado. O primeiro, de cara fechada, nem mesmo olhava para seu companheiro. Até que este, finalmente, perguntou: “Por que você está tão irritado?” “Por quê? Porque você tocou uma mulher, quebrou os votos monásticos. Você segurou a moça”. “Sim disse o outro, mas eu a larguei em seguida. Você é quem continua a carregar aquela jovem”.
Às vezes cobramos dos outros e de nós mesmos uma “pureza” que é semelhante as boas obras dos fariseus. Eles eram aparentemente espirituais, mas Jesus os comparou com sepulcros caiados: “Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados” (Mt 23.27-28 - NTLH). 
Não quero dizer com isso que devemos descuidar do exterior. O fato é que devemos cuidar tão bem do exterior como do interior. Lavar a mente e o coração. Purificar nossas intenções e ações. Nossos atos devem brotar de um coração transformado e não de uma exigência religiosa aprendida. 

A pureza é fruto da comunhão com Deus. 

Comentários