O perigo da ambição


Leitura Bíblica: Tiago 3.13-18

O Senhor não deixa o justo passar fome, mas frustra a ambição dos ímpios (Pv 10.3).

Monteiro Lobato escreveu a conhecida história da galinha dos ovos de ouro. Conta que João, impaciente, descobriu no quintal uma galinha que punha ovos de ouro. Mas um por semana apenas. Louco de alegria, disse à mulher: - Estamos ricos! Esta galinha traz um tesouro no ovário. Mato-a e fico o mandão aqui das redondezas. - Por que matá-la, se conservando-a você obtém um ovo de ouro de sete em sete dias? - Não fosse João Impaciente! Quer que me satisfaça com um ovo por semana quando posso conseguir a ninhada inteira num momento? E matou a galinha. Dentro dela só havia tripas, como nas galinhas comuns e João Impaciente, logrado, continuou a marcar passo a vida inteira, morrendo sem vintém. Quem não sabe esperar, pobre há de acabar. 
A ambição de João não o deixou ver o tesouro que tinha em suas mãos. Mesmo com o conselho sábio de sua mulher, ele preferiu arriscar, matando quem lhe forneceu grande tesouro. 
Esta fábula ilustra muito bem a ambição humana. Somos chamados a agir com sabedoria. A demostrar bom procedimento, mediante obras praticadas com humildade. Mas nosso coração pende para a inveja, amargura e ambição egoísta. Sempre queremos mais e nesta desenfreada busca, trocamos a paz do contentamento pela confusão dos excessos. Devemos ser trabalhadores diligentes, trabalhando dia a dia. Provérbios 10.5 diz: “Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha”. Só não podemos partir para o excesso de trabalho e principalmente para a desonestidade. “Os tesouros de origem desonesta não servem para nada, mas a retidão livra da morte” (Pv 10.2)
Seja grato a Deus pelo que você tem. Desfrute os tesouros que você recebe semanalmente. Que a nossa maior ambição seja conhecer a Cristo. Que o nosso maior desejo seja alcançar o reino dos céus e não os reinos deste mundo que perece. 

Paciência e contentamento são tesouros preciosos. 

Comentários