O exemplo de Enoque


Leitura Bíblica: Gênesis 5.18-24

Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado (Gn 5.24).

Enoque andou com Deus. Que maravilhosa afirmação! Um homem íntegro que teve Deus como seu maior companheiro. “Andar com Deus não significa uma condição de vida transitória, ocasional, mas consistente, pelos anos: em Enoque, 365 anos” (D.L.Moody). 
Enoque teve a consciência constante da presença de Deus. Nos poucos versículos que a Bíblia fala sobre ele não encontramos nenhuma censura, nada de mal é relatado sobre sua vida. Ele viveu muitos dias e andou por um bom caminho, utilizou uma rota certa e segura. 
No livro As Anotações da Bíblia, de D. L. Moody, encontramos a referência a três rotas da vida de Enoque. 1- A rota da sua comunhão, com Deus. 2- A rota da santidade, diante de Deus. 3- A rota da obediência, seguindo a Deus. 
Primeiro, Enoque andou com Deus. Teve comunhão com Deus. Enoque agradou a Deus, por isso foi transladado (Hb 11.5). “Andar com Deus é viver em comunhão com ele, confiando diariamente em suas promessas e cumprindo os seus mandamentos. Deus o tomou. Deus o transladou, sem a morte, para o céu (Hb 11.5). A única outra pessoa a experimentar isso foi Elias (2Rs 2.9-12)” (Bíblia Herança Reformada). A segunda rota pela qual Enoque caminhou foi a da santidade. Ele estava na presença de Deus. Quem anda com Deus tem a vida santificada. Não existe uma maneira de andar com Deus sem ser transformado por ele. Deus disse a Abrão em Gênesis 17.2b: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”. Enoque fez isso muito bem. A terceira rota destacada é a da obediência. A santidade deve ser comprovada por ações. “Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis (Dt 13.4 – RA)”. Enoque andava com Deus, ele seguia a Deus. 
Que o nosso coração seja tocado por esse interesse nobre. O desejo de viver e andar com Deus.

Devemos andar como Jesus andou. 

Comentários