Mente Dividida


Leitura Bíblica: 1 Pedro 1.13-16 

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração (Tg 4.8). 

Muitas vezes queremos tomar as melhores decisões, agir conforme a vontade de Deus, mas nossa mente fica dividida. Enquanto não ocuparmos nossos pensamentos com a boa palavra de Deus, enquanto não formos cativados pela verdade, enquanto não treinarmos nossa mente a buscar o bem, estaremos vivendo como alguém em um carro desgovernado. Veja o que Augusto Cury diz: “Imagine você dirigindo seu carro à meia-noite, sozinho, no meio da penumbra, e de repente gira a direção para a esquerda, mas o carro vira para a direita. Qual seria a sua sensação? Ficaria completamente aflito, não? E se você quisesse desacelerar o carro e, em vez disso, ele acelerasse? Pânico total! Pois saiba: isso ocorre frequentemente com a mente humana. Quantas vezes você quis frear seus pensamentos angustiantes e não conseguiu? Quantas vezes desejou não sofrer antecipadamente, mas fez o velório dos eventos antes do tempo? Quantas vezes quis se esquecer de alguém que o feriu ou decepcionou, mas ele foi dormir com você e estragou seu sono?” Ele fala sobre a complexidade da mente humana. Não podemos achar que sem treinamento, sem estudo da Bíblia, sem oração conseguiremos domar nossa mente. Podemos até desejar ir para uma direção, mas contrariamente estaremos pendendo para outro lado. Cristo deve ser o motorista do carro, dirigir nossos pensamentos. Devemos ter cuidado para não conceder poder aos maus pensamentos e nos deixar ser guiados pelas coisas que nos levam para direções perigosas. 
Precisamos seguir a orientação de Pedro que disse: “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado” (1 Pe 1.13). No lugar de uma mente dividida e instável (Tg 1.8) tenhamos a mente de Cristo (1Co 2.16). 

Treine e alimente a sua mente. 

Comentários