Sempre generoso!


Leitura Bíblica: Salmo 37.21-29

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá (Pv 11.25).

Leon Tolstoi, grande escritor russo, conta a história de uma ocasião em que estava andando pelas ruas e passou por um mendigo. Tolstoi colocou a mão no bolso para dar um trocado ao mendigo, mas o bolso estava vazio. Então ele virou para o mendigo e disse: “Desculpe, meu irmão, mas não tenho nada para lhe dar.” O mendigo se iluminou todo e respondeu: “Você já deu mais do que eu poderia pedir - você me chamou de irmão.” 
Ser gentil e generoso não é necessariamente sair distribuindo sorrisos e dinheiro para todas as pessoas na rua. A generosidade está na alegria de considerar o próximo alguém importante. É a capacidade de amar aquele que não é você. “A generosidade não consiste tanto em dar muito, como em dar oportunamente” (Jean de La Bruyére). Quantas oportunidades desperdiçadas. Quantos sorrisos guardados. Quantas palavras engolidas. Muitas vezes nos desculpamos dizendo que não temos condição de ajudar as pessoas. Mas como vimos na história de Tolstoi, ser gentil é mais do que dar algo. É simplesmente ser gentil. Agir com graça, gentileza, respeitar o próximo. Dar uma palavra de incentivo, um sorriso, um reconhecimento. Johannes Peter Schmitt disse: “Se não podes ser generoso quando é difícil, não o serás quando for fácil”. Esta frase reforça o que estamos dizendo. A generosidade não está na facilidade de doar alguma coisa a alguém. “Os homens costumam ser generosos com aquilo que nada lhes custa” (Eleanor L. Doan). Devemos ser generosos independentemente, não apenas com aquilo que está sobrando e que não queremos mais. Mais generosos, dividindo o que temos, repartindo o que estamos experimentando no momento. 
Os justos dão com generosidade, emprestam com boa vontade. O homem bom é abençoado. Tem os passos firmados pelo Senhor. Que Deus nos desvie do mal. Andemos no caminho da fidelidade e da bondade, desviando do mal e buscando fazer o bem. 

A gentileza é um fruto precioso. 

Comentários