Reforma Protestante


Leitura Bíblica: Hebreus 10.19-21

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor (Fp 2.12).

Para quem gosta de datas, pode comemorar no dia 31 de outubro a contagem regressiva de 61 dias para o final do ano. Também é o Dia da Dona de Casa, Dia Mundial da Poupança, Dia das Bruxas. 31 de outubro foi o dia que, em 2010, no segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente no Brasil com 56% dos votos. Em 31 de outubro 1996, caiu o Voo 402 da TAM, em São Paulo, ocasionando a morte de 96 pessoas. Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou na porta da Abadia de Wittenberg as suas 95 teses. É nesta data que comemoramos o Dia da Reforma Protestante. A Reforma surgiu como a descoberta, ou a redescoberta, das verdades espirituais que foram abandonadas e estavam esquecidas. Martinho Lutero era monge agostiniano e pretendia reformar a Igreja à qual pertencia. Porém, como foi excomungado pelo Papa Leão X, viu-se obrigado a romper com a sua igreja, dando, assim, origem ao movimento religioso conhecido como Luteranismo. Movimentos religiosos independentes surgiram em outras regiões. Na  Inglaterra, levantou-se Zwínglio, sucedido depois por Calvino, na Suíça. As Igrejas que adotaram as doutrinas e o sistema Calvinista, denominam-se Igrejas Reformadas ou Presbiterianas. 
Os princípios da Reforma são: A absoluta supremacia da Palavra de Deus - Por este princípio se afirma que as escrituras são a única regra de fé e prática. A absoluta supremacia da graça de Cristo - Por este princípio se afirma a justificação pela fé somente. As obras vêm como consequência lógica desta união. O sacerdócio universal dos crentes - Por este princípio se afirma que todas as pessoas, sem distinção, têm o direito e o dever de interceder como sacerdotes, pois Cristo alcançou com o seu sacrifício, o livre acesso deles à presença de Deus.    

“Igreja Reformada, sempre reformando”.

Comentários