Questionando Deus


Leitura Bíblica: Malaquias 1.1-5

Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí (Jr 31.3). 

O livro de Malaquias traz sete exemplos concretos de situações em que Deus fala, o povo contradiz questionando o que Deus falou, e então Deus responde novamente, refutando o povo. Afirmação de Deus. Interrogação do povo. Refutação de Deus.
1- Afirmação: Eu vos tenho amado. Questionamento: Em que nos tem amado? Refutação: Não era Jacó irmão de Esaú? Entretanto eu amei a Jacó e aborreci  a Esaú (Ml 1.2).
2- Afirmação: Desprezais o meu nome. Questionamento: Em que desprezamos o teu nome? Refutação: Se eu sou o pai, onde está minha honra? Por que não me respeita? (Ml 1.6).  
3- Afirmação: Ofereceis sobre o meu altar pão imundo. Questionamento: Em que te havemos profanado? Refutação: Nisto que pensais: a mesa do Senhor é imunda (Ml 1.7).
4- Afirmação: Me enfadais. Questionamento: Em que te enfadamos? Refutação: Nisto que pensais: qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, é desse que o Senhor se agrada (Ml 2.17). 
5- Afirmação: Desviastes dos meus estatutos e não os guardastes. Questionamento: Em que havemos de tornar? Refutação: Tornai-vos para mim (Ml 3.7).
6- Afirmação: Vós me roubais. Questionamento: Em que te roubamos? Refutação: Nos dízimos e nas ofertas (Ml 3.8).
7- Afirmação: As vossas palavras foram duras para mim. Questionamento: Que temos falado contra ti? Refutação: Vós dizeis: inútil é servir a Deus (Ml 3.13-14).
É muito comum questionar tudo e todos. Infelizmente, sem perceber, também é fácil questionar o amor e o cuidado de Deus por nós. Como o povo no tempo de Malaquias, facilmente começamos a questionar o porquê Deus não cura, não dá o emprego, não acaba com a maldade. Fazer tantos questionamentos é ter o coração aberto para a ingratidão. É esquecer que o erro não está em Deus, mas no homem. É focalizar o problema do momento sem ver a amplitude da história. Devemos lembrar que Deus é Deus. Ele nos criou. Como contender com o Criador? Sejamos sempre agradecidos. 

Conte as bênção em vez de contar problemas. 

Comentários