Coragem!


Leitura Bíblica: Salmo 18.35-39

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (1Jo 5.4).

Colin Wilson, hoje um escritor consagrado, conta sua tentativa de suicídio aos 16 anos: “Entrei no laboratório de química da escola, e peguei o vidro de veneno. Coloquei num copo diante de mim, olhei bastante, reparei na cor, e imaginei o possível gosto que teria. Então, aproximei o ácido de meu rosto, e senti seu cheiro; neste momento, minha mente deu um salto até o futuro - e eu podia senti-lo queimando a minha garganta, abrindo um buraco no meu estômago. A sensação dos danos causados pelo ácido era tão real, que parecia já tê-lo bebido. Foi então que tive certeza que não queria aquilo. Fiquei alguns momentos segurando o copo em minhas mãos, saboreando a possibilidade da morte, até pensar comigo mesmo: se sou valente para me matar, também sou valente para continuar vivendo”.
É preciso ser valente, ter coragem para viver. Também é preciso coragem para tirar a vida. Um psiquiatra conta que ao contrário do pensamento, que atribui a escuridão a capacidade de deprimir as pessoas - a maior parte dos suicídios ocorre de manhã. É justamente no momento de acordar que o depressivo se vê diante de sua maior dificuldade: enfrentar um novo dia.
Não sei o quanto é difícil para você começar um novo dia. O primeiro passo pode ser o pior de todos, mas com a ajuda de Deus podemos seguir em frente. Mesmo se o medo for o seu primeiro visitante pela manhã, a coragem estenderá a mão para o ajudar. “Um amigo me ensinou que coragem só é mesmo coragem quando sentimos um imenso medo. Quando nos arremessamos a fazer alguma coisa que em princípio exige coragem, deve existir junto uma dose de medo, senão a empreitada se revela irresponsável. Pode-se estar diante de uma loucura, de um desatino ou estupidez. A coragem é justamente sentir o medo que enrijece a alma e o poder de enfrentar o desafio serena e positivamente. O medo faz parte da história” (Nuno Cobra). Com fé vencemos as adversidades.

Deus nos dá a vitória.

Comentários