Como dormir tranquilo


Leitura Bíblica: Provérbios 3.21-26

Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança (Sl 4.8).

A vida agitada, corrida e dada a excessos tem tornado o sono tranquilo cada vez mais raro e impossível. Muitos, por motivo de trabalho, têm que acordar muito cedo e dormem tarde. Outros, mesmo não tendo compromisso pela manhã, perdem o sono de madrugada ou acabam também acordando muito cedo. 
Não sei se você tem algum problema em relação ao sono, mas veja o conselho que encontramos em Provérbios 3, que serve para todos nós sobre como dormir tranquilo. O texto diz: “Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará. Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. Pois o SENHOR Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha” (Pv 3.21-26).
A mensagem é clara: não devemos nos afastar da sabedoria de Deus. O capítulo 3 de Provérbios nos dá várias instruções práticas a respeito da sabedoria. Diz que devemos confiar em Deus. Sábio é aquele que confia no Senhor. Este pode descansar, dormir tranquilo. O texto também diz que devemos honrar e temer a Deus. Quem teme ao Senhor não tem do que ter medo. Quem teme ao Senhor afasta-se do que é mal. Não é sábio aos seus próprios olhos. Anda em segurança, em caminhos deliciosos de paz. Tem uma vida saudável e feliz. Isso tudo afeta positivamente o sono. Na hora de dormir, pode deitar em paz e logo pegar no sono.  Esta paz de Deus é um mistério. Uma paz que fez Davi dizer em um momento de grande perseguição: “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam” (Sl 3.5-6).
Que possamos viver sob a proteção da sabedoria e temor de Deus, amando o nosso próximo e servindo a Deus a cada dia. 

Deite em paz, durma em paz. 

Comentários