Quando ferido!


Leitura Bíblica: Lucas 1.76-79

Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo (2Co 2.15).

É quase sempre assim. Discutimos com alguém, depois nos arrependemos e falamos baixinho conosco mesmo: “Eu não quero brigar mais com ninguém, quero ser gentil e tratar bem todas as pessoas”. Mas, depois de algum tempo, alguém pisa em nosso calo e reagimos, revidamos, brigamos. O Rev. Marcos Garcia, falando sobre o que devemos fazer quando somos feridos, conta a história do terebinto, arbusto natural do Mediterrâneo, que tem uma característica maravilhosa: ela exala um delicioso perfume. Mas quando é que isso ocorre? O perfume do terebinto é exalado quando ele é ferido, machucado. “Quanto mais machucado, mais o bom perfume do terebinto é exalado. Somos o bom perfume de Cristo (2Co 2.15). O cristão foi chamado para exalar o bom perfume de Cristo em todas as situações. Quantas vezes somos machucados por situações adversas? Por pessoas que nos pagam o bem com o mal? Por filhos ingratos? Cônjuges ingratos? Amigos ingratos? Jesus nos ensina a pagar o mal com o bem, a dar a outra face e exercer o perdão. O terebinto exala o bom perfume quando ferido. Que você exale o bom perfume de Cristo mesmo quando ferido” (Rev. Marcos Garcia).
Esta deve ser nossa luta constante. O maior aprendizado que podemos ter é aprender a ser gentis, a amar as pessoas mesmo que elas estejam nos perseguindo. É resistir a dor da contradição, do desprezo, da traição. Não pagar o mal com o mal. É certo que situações adversas irão surgir a qualquer momento, mas ainda não é certa a forma que iremos agir. Podemos sim reagir bem. Não brigar, tratar bem aquele que nos deixou nervosos. Jesus, em sua maior dor, derramou seu sangue na cruz por nós. Foi no seu momento mais difícil que ele exalou maior amor. “Que precioso sangue o Senhor verteu, quando, para resgatar-nos, padeceu!” (Hino 267 - HNC). É no sangue de Jesus que temos paz. E por conhecermos Jesus exalamos desta sua paz. 

Busque a paz, viva em paz. 

Comentários