Patriotismo


Leitura Bíblica: Salmo 134

Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida (Sl 128.5).

A palavra patriotismo, que deriva de pátria, significa o amor e respeito que se tem pela terra natal. O maior exemplo de patriotismo que um cristão pode dar é interceder sempre pelo seu país. Precisamos orar pelo Brasil. Não apenas na semana da pátria ou no dia 7 de setembro, mas sempre. “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5.16). Precisamos acreditar que Deus pode fazer grandes coisas em nossa nação. Sabemos que enquanto vivermos neste mundo ainda estaremos sujeitos aos problemas e pecados. E que o nosso maior desejo e esperança está na pátria celestial. Mas isso não é motivo para desistir e pensar que vivemos em um mundo desgovernado. Devemos acreditar que apesar de nunca atingirmos a perfeição, as coisas podem melhorar muito. Deus está no controle. Veja que linda oração encontramos no Hino 376 do Hinário Novo Cântico, “Intercessão Pela Pátria”, escrito por S. P. Kalley: “Divino Salvador, contempla com favor nosso país! Dá-nos interna paz, governo bom, capaz, dita que satisfaz, sorte feliz. Confiamos só em ti, vem dominar aqui, ó Rei dos reis! Dirige o pátrio lar, ensina a governar conforme o teu mandar, por justas leis. Ao Presidente, ó Deus, inspira lá dos céus o teu temor! Que possa bem cumprir o seu mandato e ouvir, de todo o povo aqui, real louvor. Que este seja nosso cântico e nossa oração. Que a fé tome o lugar do desânimo e tristeza. Que a oração esteja em nossos lábios. Que possamos ser gratos a Deus por tantas bênçãos que ele já tem derramado sobre a nossa nação. Sejamos comprometidos em ser realmente patriotas, respeitando as leis, cumprindo nossas obrigações como cidadãos. E principalmente nunca deixemos de orar pelo Brasil. Vive em paz aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Experimenta paz em seu lar. Assim será abençoado o homem que teme o Senhor!” (Sl 128.4). 

Louve ao Senhor, ore intercedendo pelo Brasil.

Comentários