Meia verdade


Leitura Bíblica: 1 João 2.20-24

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém (Rm 1.25).

Certa vez, num navio a vela, o ajudante caiu em tentação e embriagou-se. Nunca tinha feito aquilo. O capitão escreveu no diário, entre outras observações do dia: “Ajudante embriagado hoje”. Mais tarde, quando o oficial leu este apontamento implorou ao capitão que o tirasse do registro, dizendo que quando os donos do navio viessem a lê-lo, seriam capazes de demiti-lo, e o capitão sabia bem que era a primeira ofensa. Mas o duro capitão recusou-se a mudar o registro, dizendo somente: “Este é o fato e será registrado”. Passaram-se alguns dias e o ajudante estava escrevendo o registro; deu a latitude, a longitude, a corrida do dia, notou o vento, e o mar, e então escreveu: “O capitão não está embriagado hoje”. O capitão indignado protestou muito quando leu esta entrada, declarando que deixaria uma má impressão na mente dos proprietários; como se fosse fora do costume ele não estar embriagado. Mas o ajudante respondeu: “Este é o fato e será registrado”. 
É interessante como tão importante quanto um fato em si é a interpretação que damos a ele. Um mesmo acontecimento pode ser interpretado de formas totalmente diferentes. Temos que tomar cuidado para não fazermos julgamentos precipitados. Existem muitos que são elogiados quando na verdade seus relatórios escondem seus erros. Outros são criticados, mas na verdade o que é apontado como falha não é realmente culpa da pessoa. 
E desta mesma forma muita verdade tem sido vista como mentira e muita mentira tem tomado o lugar da verdade. Temos que permanecer na verdade que conhecemos e aprendemos através de Deus e sua palavra. Buscar em Deus o discernimento necessário para interpretar situações, relatórios e principalmente saber discernir a diferença entre o mal e o bem. Sempre com cuidado para não tomar decisões precipitadas. 

Guia-me, Senhor, com a tua verdade e ensina-me.

Comentários