Está com sede, beba!


Leitura Bíblica: Provérbios 9.1-6

Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria (Tg 3.13).

Um jovem perguntou ao seu mestre: “Mestre, que conselho sábio você me daria para a vida?” O mestre replicou: “Quando estiver com fome, coma. Quando estiver cansado, durma”. 
Muitos conselhos sábios são tão simples que nem parecem importantes. Conselhos como este podem nos ajudar muito a viver com saúde e equilíbrio. Um comentário a esta pequena história dizia: “Nem sempre ouvimos nossas necessidades. Estamos com sono e, em vez de dormir, comemos. Estamos com fome e, em vez de comer, bebemos. Assim, trocando uma coisa pela outra, perdemos a sabedoria. Atualmente as telas dos computadores têm uma luminosidade que se assemelha à luz do dia. Antes de dormir, resolvo abrir o computador para ver minha agenda do dia seguinte. E lá se vai o sono”.
Respeitar nosso corpo e suas necessidades é muito importante. Mas ser sábio vai muito além disso. Ser sábio é viver no temor do Senhor. Assim teremos fome e sede de justiça. Fome de realizar boas obras, sede de beber a água da vida. E se temos fome devemos comer, comer a palavra de Deus. Claro que não literalmente, mas comer lendo e praticando o que aprendemos. Se temos sede devemos beber do Espírito Santo. Ter a sequidão da alma encharcada pelo cálice da salvação. Beber da água que mata a sede para sempre. Quem come e bebe de Deus não precisa de outro alimento.  
Deus nos convida a cear com ele. Ele tem um banquete preparado para nós. Nós estamos carentes, com fome e sedentos. Então nada mais sábio do que receber o convite do Senhor e sentar à sua mesa. Responder ao convite da sabedoria que diz: “Venham comer a minha comida e beber o vinho que preparei. Deixem a insensatez, e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento” (Pv 9.5-6). “Responderia o sábio com ideias vãs, ou encheria o estômago com o vento?” (Jó 15.2).

Sejamos sábios em matar nossa fome e sede com o verdadeiro alimento. 

Comentários