É inútil dizer…


Leitura Bíblica: Mateus 6.9-13

E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos (Mt 6.7a). 

Depois de dizer que nossas orações não devem ser vãs repetições, Jesus ensina a oração dominical. Mas devemos tomar cuidado: 
Será inútil dizer “Pai nosso”, se em minha vida não ajo como filho de Deus, fechando o meu coração ao amor. Tenha firmeza da paternidade de Deus sobre a sua vida. Será inútil dizer “que estás nos céus” se os meus valores são representados pelos bens da terra. Aproxime sua mente às necessidades dos céus. Será inútil dizer “santificado seja o teu nome” se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo. Busque aproximar sua vida da santidade de Deus. Será inútil dizer “Venha o teu reino” se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidade. Deseje o reino de Deus mais do que os tesouro desta terra.  Será inútil dizer “Seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu” se o que desejo mesmo é que todos os meus desejos se realizem. Tenha como prioridade realizar a vontade de Deus. Será inútil dizer “o pão nosso de cada dia nos dá hoje” se prefiro acumular riquezas, desprezando os meus irmãos que passam fome. Alimente-se do pão do céu, Jesus. Será inútil dizer “perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores” se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar os que atravessam o meu caminho. Confesse seus pecados a Deus e perdoe seu próximo. Será inútil dizer “E não nos deixe cair em tentação” se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Deus. Afaste-se do que o tenta a praticar o pecado. Será inútil dizer “livra-nos do mal” se por minha própria vontade procuro os prazeres materiais e se tudo o que é proibido me seduz. Evite o mal, busque fazer o bem. Será inútil dizer “Pois teu é o reino, o poder, e a glória para sempre” se o que quero mesmo é ter poder para reinar sem a glória de Deus. Declare e viva sob reino e para o reino de Deus. 

Ore com o coração e não com meras repetições. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.