Consolo certo


Leitura Bíblica: Salmo 77.7-12

O SENHOR abre os olhos aos cegos, o SENHOR levanta os abatidos, o SENHOR ama os justos (Sl 146.8).

Quando estamos abatidos parece que nada faz sentido. Não temos força para trazer a memória o que possa nos dar esperança. Mas Deus sempre providencia maneiras de nos reerguer. Ele transforma nosso pranto e dor em alegria. O Senhor levanta os abatidos. “É maravilhoso saber de tal verdade. É fantástico descansar nessa extraordinária promessa. Estou pleno do conforto do meu Deus. Estou cheio de felicidade e posso em Deus me regozijar. Quando me sinto abatido e encurvado eu encontro o meu Deus nas páginas da Escritura e lá o consolo para o meu coração, e tenho absoluta certeza de que para o seu também. Ele me disse enquanto lia a sua palavra: ‘Eu estou contigo. Não te deixarei. Eu sou o Senhor que levanta os abatidos’. A Palavra renova. A Palavra vivifica. A Palavra encoraja. A Palavra fortalece. A Palavra ilumina. A Palavra liberta. Sinto-me forte em Deus. Vou começar esse dia com essa marca indelével em meu coração” (Luiz Henrique Filho). 
Em alguns momentos sentimos medo, abatimento, mas nunca seremos abandonados em nossa dor. O nosso socorro vem do Senhor que fez o céus e a terra. Ele é nosso abrigo, consolo certo e seguro. Deus faz incontáveis maravilhas. “Faz chover sobre a terra e envia águas sobre os campos, para pôr os abatidos num lugar alto e para que os enlutados se alegrem da maior ventura” (Jó 5.10-11). 
Quando silenciamos o nosso coração por um momento, quando nos rendemos a Deus, podemos sentir sua presença e achar consolo. “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15).
Que Deus seja o consolo do seu coração, o companheiro de todas as horas. O Espírito de Deus nos acompanha todos os dias e nos fortalece. 

Deus é a esperança de um novo dia. 

Comentários