Qualidade de vida


Leitura Bíblica: Lamentações 3.55-58

Guarda a minha vida e livra-me! Não me deixes decepcionado, pois eu me refugio em ti (Sl 25.20).

Muitos buscam uma vida de sucesso. Querem crescer, progredir. Todos querem ter uma vida com qualidade, mas poucos caminham na direção correta para alcançar o que desejam. Em nossa vida precisamos ter planos, alvos e projetos que são partes do nosso dia. Não podemos viver apenas na inércia dos acontecimentos, devemos lutar. Estes planos, mais do que visar o sucesso, devem ter como alvo uma vida que agrade a Deus. 
A dificuldade muitas vezes já começa no modo como somos educados pelos nossos pais. Poucos têm o privilégio de ter crescido tendo uma educação cristã, desde pequeno instruído na palavra de Deus. Além disso, dizem que uma criança recebe cerca de 9 repreensões para cada elogio. Por isso, somos críticos demais e, limitados por esta programação negativa, temos uma baixa autoestima. Devemos aceitar o que somos, não podemos ser o outro ou nos medir pelo que os outros são. Devemos nos desenvolver dentro do que temos, sempre dentro da vontade e capacitação de Deus. Para isso, precisamos nos concentrar em nossas qualidades e desenvolvê-las. Deixar de perder tempo fazendo coisas que não somos aptos, como uma pessoa totalmente desafinada querendo reger um coral. É melhor fazer uma coisa bem feita do que tentar fazer várias coisas e não conseguir fazer nada direito. 
Se algo der errado precisamos aprender a recomeçar. Saber a hora de parar e decidir uma nova ação. Sempre podemos superar uma situação difícil e começar tudo de novo. Se continuarmos agindo da mesma forma não podemos esperar resultados diferentes. “Sorte não existe. Sorte é quando preparação encontra oportunidade, devemos estar preparados, pois as oportunidades aparecem a todo o momento” (Lloyd John).
Portanto, viveremos bem, teremos qualidade de vida, quando entendermos qual é o propósito de Deus para nós e quando nos empenharmos e trabalharmos para cumprir este propósito. 

Deus tem um caminho de qualidade para a vida.

Comentários