Melhor tesouro


Leitura Bíblica: Isaías 62.9-12

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (1 Jo 2.15).

Existe um conto chinês que diz que nos tempos antigos havia um velho lenhador que ia quase todos os dias à montanha para cortar madeira. Dizia-se que esse velho era um sovina que dava mais importância ao ouro do que a qualquer outra coisa na face da terra. Um dia, um tigre selvagem avançou para ele. Por mais que corresse, não conseguiu escapar, e o tigre saiu carregando-o na boca. O filho do lenhador viu o perigo que ameaçava o pai e saiu correndo para tentar salvá-lo. Levou um facão bem grande e conseguiu alcançar o tigre, que não podia correr muito depressa, pois estava carregando um homem. O pai não estava muito ferido, porque o tigre mordera as roupas. Quando o velho lenhador viu o filho já quase esfaqueando o tigre, gritou muito alarmado: - Não estrague a pele do tigre! Se você conseguir matá-lo sem fazer buracos na pele, vai nos render muitas peças de prata. Mate-o, mas sem cortar! Enquanto o filho hesitava, ouvindo as instruções do pai, o tigre subitamente sumiu correndo pela floresta, carregando o velho para fora do alcance do filho, e logo o matou.
Acredito que não somos como este lenhador, mas temos que confessar, nós somos tentados a dar mais importância do que deveríamos aos bens materiais. O lenhador tinha mais amor ao dinheiro do que à sua própria vida. Jesus disse que não devemos viver ansiosos, preocupados em busca do que comer, beber e vestir (Mt 6.25). Ele disse que a vida é mais importante do que os bens materiais. 
Ficamos, muitas vezes, preocupados com as perdas materiais ou insatisfeitos com a nossa posição social. Mas devemos ter cuidado para não colocarmos estas coisas como o principal motivo de nossa vida. É um perigo de partirmos para a idolatria quando a ambição material toma o lugar da espiritual, quando para nós os tesouros da terra são mais importantes do que os do céu. Que Deus nos livre deste mal. 

Quem busca a vontade de Deus vive para sempre. 

Comentários