Lições para a vida


Leitura Bíblica: Atos 17.24-28

A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas (Lc 12.23).

Encontre força em Deus – Somos humanos. Ficar deprimido de vez em quando é algo normal. O que não podemos fazer é desistir da vida, do progresso, das tarefas que temos. Em 1Reis 19, quando Elias estava deprimido, Deus enviou um anjo que disse a ele: “Levanta-te e come”. Ele recebeu um chamado a continuar sua obra. Sozinho estava desanimado, já tinha desistido de lutar. Mas ele ouviu o chamado de Deus e obedeceu. Assim também acontece conosco. É Deus quem nos fortalece para as batalhas. Quando tentamos andar sozinhos, sentimos que o fardo da caminhada se torna pesado demais. Mas com Deus temos jugo suave. 
Guarde os mandamentos de Deus – “Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem” (Ec 12.13b). Este sábio conselho de Salomão é um princípio importante para quem quer viver com qualidade. Uma vida sem princípios, normas, é uma vida sem direção. Quem acredita que liberdade é não ser sujeito a ninguém e a nenhuma lei está fadado à calamidade. Nós fomos criados por Deus e devemos obedecer aos seus mandamentos. Um dia iremos prestar contas a Deus quanto ao bem e ao mal que fizemos (Ec 12.14). Viver nos caminhos de Deus, na velocidade de Deus, torna nossa viajem mais agradável e nosso destino certo. 
Cuide bem do coração – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23 - RA). Guardar o coração e cultivar bons pensamentos. É o que ensina Paulo aos Filipenses, no que eles deveriam pensar: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8). Devemos ter cuidado com os nossos pensamentos pois eles dirigem nossas ações. A vida é dirigida pelos pensamentos. 

A vida é mais. 

Comentários