Humildade e mansidão


Leitura Bíblica: Colossenses 3.12-14

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9).

Somos o povo escolhido de Deus. Devemos lembrar sempre disto com alegria e gratidão. Em Colossenses 3, Paulo diz que por isso devemos manter nosso pensamento nas coisas do alto e não nas coisas terrenas. Para isso, devemos fazer morrer tudo o que pertence à nossa natureza terrena. Despir-nos do velho homem e vestir-nos do novo homem, da nova mentalidade, do conhecimento de Cristo. Paulo enumera algumas coisas que devemos abandonar, como a ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem indecente e mentira. Também fala sobre o que devemos buscar: nos vestir de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência, perdão e amor. Ele chama o amor de elo perfeito. Podemos dizer que o amor é a essência das qualidades. “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito” (v.14). Para nos vestirmos de qualquer qualidade precisamos exercitar o amor. 
Quero destacar rapidamente duas qualidades: a humildade e a mansidão. Podemos aprendê-las com Jesus. Ele disse: “Venham a mim…; aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração” (Mateus 11.28-30).
Aprendemos com Jesus a ser humildes. Como povo escolhido de Deus precisamos exercitar este princípio de vida. “Quem não se esvazia de si mesmo, acaba atropelando a tudo e a todos. Egos inflados se comportam como deuses, machucam filhos, alunos, cônjuges, colaboradores. São infelizes, formando pessoas infelizes! Egos inflados não reconhecem seus erros, não pedem desculpas, não mapeiam suas fragilidades, são julgadores e não acolhedores” (Augusto Cury).
Aprendemos com Jesus a ser mansos. O filho de Deus é pacificador. Ser amável não é compatível com ser irritado, intolerante e sim com ser generoso, calmo e tranquilo. Agir com calma é agir com amor. A paciência faz bem para todos. 

Bondade e paciência - expressões fundamentais do amor. 

Comentários