Auto humilhação


Leitura Bíblica: Lucas 14.7-11

Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado (Mt 23.12).

Num sábado, Jesus foi convidado para comer na casa de um dos principais fariseus (Lc 14.1-6). Aparentemente uma cilada foi armada. Bem à sua frente estava um homem hidrópico. Eles queriam saber se Jesus curaria aquele homem no sábado. Jesus curou o homem, mas antes fez uma pergunta aos que o observavam. Pergunta que eles não quiseram, ou não souberam responder. Ele perguntou: É ou não lícito curar no sábado? 
Em um ambiente de arrogância, armação, interesses próprios, Jesus conta a parábola dos primeiros lugares. Jesus repara que os convidados estavam eufóricos escolhendo para si os melhores lugares. Então lhes contou a história de uma festa de casamento. Muitos são os convidados e deveriam sentar-se no lugar apropriado. Mas nem todos respeitavam isso e quem chegava primeiro sentava nos lugares separados para as pessoas de maior destaque. Jesus disse que quando fossem convidados não deveriam fazer isso. “Não procures o primeiro lugar”. Ele explica que se fizessem isso corriam o risco de algum convidado mais importante chegar e eles passariam vergonha, sendo chamados a sentar mais atrás. Jesus diz que eles deveriam chegar e sentar no último lugar. Assim teriam grandes chances de serem chamados pelo convidado para sentarem mais à frente.  
Podemos chamar de auto humilhação esta atitude ensinada por Jesus. Muitos querem, como os fariseus, a qualquer custo, os primeiros lugares (Mt 23.6). O problema desta atitude é a falta de consideração e amor ao próximo. Uma atitude perigosa que alimenta a arrogância. O amor próprio e a auto exaltação toma o lugar do amor ao próximo e da humilhação. Deve ficar claro que ninguém é impedido de sentar nos primeiros lugares. Só não devemos sentar sem ser convidados. O ensino é que quem se humilha será exaltado. Sente no último lugar, quem sabe você será convidado para junto dos primeiros. 

O melhor lugar é estar na presença de Deus. 

Comentários