Amizade


Leitura Bíblica: Salmo 119.62-64

Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade (Pv 27.9).

Segundo Aristóteles, há três tipos de amizade: fundamentada no prazer recíproco da companhia (amizade de prazer), na utilidade da associação (amizade de utilidade) ou na admiração mútua (amizade na virtude). “Todas são essenciais à vida plena e os amigos de melhor qualidade não só apreciarão a excelência do outro, mas terão prazer em sua companhia e encontrarão vantagens recíprocas na associação”. 
Que bom é ter amigos! Que importante reabastecer de tempo em tempo nossas amizades antigas e também fazer novos amigos. James Boswell disse uma vez que “não sabemos dizer o momento preciso em que se forma a amizade. Ao enchermos um jarro gota a gota, a última faz o jarro transbordar; assim, numa série de gentilezas há uma última que faz transbordar o coração”. Sozinhos caminhamos lentamente. As boas amizades nos animam, nos fortalecem para viver de forma madura e agradável. Com bons conselhos dos amigos nos tornamos sábios. 
Devemos ser abertos aos relacionamentos, fugindo da solidão e do individualismo. Mas também é preciso lembrar do perigo das amizades erradas. Tiago diz que buscar a amizade com o mundo é fazer inimizade com Deus (Tg 4.4). No Salmo 109.5 somos alertados que infelizmente alguns não irão dar importância à nossa amizade: “Retribuem-me o bem com o mal, e a minha amizade com ódio”.
Se é importante buscarmos boas amizades, é primordial ser amigo de Deus. A amizade com Deus abençoa nossa vida. A amizade de Deus fortalece nosso lar. É Deus que nos apresenta os melhores amigos. O melhor tipo de amizade é a amizade com propósito, uma amizade em torno da verdade e vontade de Deus. Nossos mais importantes amigos são as pessoas que conhecem a verdade de Deus e que têm o mesmo propósito: servir a Deus e juntos trabalhar para o reino de Deus. Unidos com Deus e fazendo boas amizades, teremos uma vida saudável. 

Seja amigo de Deus, compartilhe sua vida com outras pessoas. 

Comentários