O que quiseres


Leitura Bíblica: Salmo 119.105-112

Tu me fizeste conhecer os caminhos da vida e me encherás de alegria na tua presença (At 2.28).

Agostinho em seu livro Confissões diz: “Concede-me o que me ordenas e ordena-me o que quiseres”. Ele demonstra sua piedade e vontade de viver conforme a orientação de Deus. Este é o caminho da felicidade. A felicidade está na proximidade de Deus e se encontra na vontade de Deus. Somente quando nos aproximamos de Deus conseguimos enxergar a sua vontade e ser feliz. Quem se aproxima de Deus é tomado pelo desejo de adorá-lo e de servi-lo. O que mais pode fazer alguém feliz? “Tu nos despertaste para o prazer de te louvar, pois nos criaste para ti, e o nosso coração não tem sossego enquanto não repousar em ti” (Agostinho). 
O fato de sermos egoístas e buscarmos em primeiro lugar a nossa vontade nos afasta da alegria e felicidade. Se dissermos a Deus, como Agostinho, “ordena-me o que quiseres”, no lugar de pedirmos o que quisermos, encontraremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
A felicidade está no caminho da vontade de Deus. Feliz é quem encontra caminho seguro nos caminhos de Deus. Provérbios 10.28-29a diz: “O que o justo almeja redunda em alegria, mas as esperanças dos ímpios dão em nada. O caminho do Senhor é o refúgio dos íntegros”.  Devemos nos alegrar no Senhor. Pode parecer difícil entender o que é isso. Mas basta entender que alegrar-se no Senhor é alegrar-se em seus caminhos, em fazer a sua vontade. A alegria é proporcionada por uma ação positiva. Quando fazemos algo, nos alegramos, assim como nos alegramos quando compramos algo, comemos algo ou fazemos uma viajem. Muito mais nos alegraremos quando realizarmos a vontade de Deus. Fazer o que Deus ordena é alegrar-se no Senhor. É desfrutar dos caminhos de Deus e mais e mais de sua presença. Quem deseja o bem é feliz. Quem caminha com Deus sob sua orientação é feliz. Tendo paz com Deus, temos paz com o nosso próximo e vivemos em paz, somos felizes. 

Deus quer nos fazer felizes. 

Comentários