Examine-se a si mesmo


Leitura Bíblica: Salmo 139.1-5

Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações (Êx 19.5).

Esquadrinhar, examinar, sondar a si mesmo. Sobre isso o Rev. Elben Cézar disse: “A prática da introspecção é a arte de investigar-se acuradamente a si mesmo com o propósito de localizar os erros e os acertos, as qualidades boas e as qualidades más, a virtude e o pecado, o sucesso e o fracasso, sempre sob a perspectiva cristã”. 
É uma tarefa diária, olhar-se no espelho da palavra de Deus, realizar um autoexame. “Examine-se cada um a si mesmo” (1Co 11.28a). E também pedir que Deus nos examine, sonde e nos mostre quem somos. Pois sozinhos não podemos fazer isso corretamente. “Quem pode discernir os próprios erros?” (Sl 19.12a). Deus conhece todos os nossos caminhos e pensamentos. Por isso, devemos orar como Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24).
Por mais que seja incômodo ser examinado, devemos atentar para esta necessidade. Parar com as desculpas e justificativas, acreditando que está tudo bem sem ao menos checar se realmente estamos no caminho certo. É claro que não é algo fácil. Mas é algo demasiadamente importante. Ir ao médico pode parecer incômodo. Não é muito agradável, por exemplo, ser examinado por uma sonda que invade nosso corpo, fazer um raio X ou tomar remédios. Mas sabemos que é melhor ser examinado do que deixar escondida uma doença que vai se desenvolver e nos matar. Como um médico, Deus nos examina para nos curar.
Não deixe as faltas escondidas. Investigue a sua própria vida, não a vida de seu amigo. É muito importante conhecer a si mesmo. É sobre as nossas atitudes que iremos um dia prestar contas a Deus. Que nenhum de nós seja endurecido diante do engano do pecado. Nunca deixe de examinar a si mesmo e não dispense o exame de Deus.

Por Deus somos provados e aprovados.

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é importante.