Ensine o sábio


Leitura Bíblica: Provérbios 9.6-10 

Os sábios de coração aceitam mandamentos, mas a boca do insensato o leva à ruína (Pv 10.8). 

Ensinar o sábio. É isso que recomenda o texto de Provérbios 9.9: “Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber”. No relacionamento diário com pessoas sempre temos oportunidade de compartilhar o que sabemos. Não existe ninguém que sabe tudo e não precisa mais aprender e ninguém que não sabe nada e não tem o que ensinar. Mas nem sempre é fácil ensinar, instruir, corrigir e repreender alguém. Por isso, devemos tomar cuidado, pois na tentativa de ajudar podemos nos machucar. Ao mesmo tempo não podemos nos isolar deixando de compartilhar tantas coisas boas que sabemos. 
A Bíblia ensina que devemos agir com cautela e até evitar ensinar certos tipos de pessoas, aquelas que não aceitam a verdade. 1. O tolo e ignorante - Os que são sábios aos seus próprios olhos, à sua própria “verdade”. Devemos evitar prolongar discussões com este tipo de “sábios” tolos. Nunca iremos ganhar uma discussão com uma pessoa ignorante, que ignora a verdade. Ela irá rejeitar tudo que falarmos. 2. O preguiçoso - Pedir ajuda ou delegar uma responsabilidade a um preguiçoso só vai gerar aborrecimento. Provérbios 10.26 diz que: “Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam”. 3. O vaidoso e orgulhoso - Provérbios 9.7 (NTLH) diz: “Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado”. Uma pessoa vaidosa é um escarnecedor, zombador. Sempre vai se achar superior. Acredita que ser ensinado por alguém que o aborda é humilhação. Ele até quer aprender, mas escolhe seus mestres pela aparência e poder. 
Ao tomar o devido cuidado para tentar identificar melhor as pessoas poderemos compartilhar com os sábios um pouco do conhecimento que temos. O que aprendemos pela graça e misericórdia de Deus.

Ajude o sábio a ficar mais sábio. 

Comentários