Desvantagem da vantagem


Leitura Bíblica: Eclesiastes 3.19-22

Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo (Fp 2.3).

Você conhece alguém que sempre quer levar vantagem? Conta-se que um dia um jovem convidou à sua casa um homem famoso por sempre levar vantagem em qualquer conversa. O dono da casa estava certo de que, desta vez, ele perderia. Durante a conversa, o jovem perguntou ao homem: “Você é capaz de pegar aquele tigre pintado na parede?”. “Claro que sim”, respondeu. “Traga-me corda e laço, e eu o prenderei.” O senhor saiu rindo da sala e chamou todos os seus amigos para ver a derrota do homem metido a sabichão. “Muito bem, aqui estão corda e laço. Prenda o tigre”, disse-lhe. O homem, segurando a corda com uma das mãos e o laço com a outra, colocou-se em posição de espera e disse ao dono da casa: “Solte o tigre que eu estou pronto!”
Será que é vantagem sempre levar vantagem? Acredito que não. Primeiro porque não é possível sempre levar vantagem. É tolo aquele que se acha esperto demais. Também demostra orgulho e irrita as pessoas. É muito difícil conviver com alguém que se acha mais experto, mais inteligente. É irritante uma pessoa que sempre quer ter a melhor opinião sobre os mais diversos assuntos. Existem momentos que, mesmo sabendo mais do que os outros, devemos ficar calados. Dar oportunidade para os outros falarem ou fazerem alguma coisa. Sempre devemos também questionar se a forma de realizamos algo é realmente a melhor. 
A humildade é princípio cristão. Devemos reconhecer que nossa sabedoria vem de Deus. E se conhecemos algo é porque a bondade de Deus nos fortalece. Se tudo vem de Deus não devemos dar lugar ao desejo de sobressair sobre as outras pessoas. Tudo que temos e somos deve ser usado para ajudar nosso próximo. E como servos de Deus devemos servi-lo com os nossos dons. Não existe vantagem em sobressair sobre o outro. A vantagem do homem está no viver com sabedoria, em temer a Deus e guardar seus mandamentos. 

Os últimos serão os primeiros.

Comentários