Desentendimentos


Leitura Bíblica: Filipenses 2.1-4

Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor (Lv 19.18).

Temos uma capacidade incrível de achar que estamos certos. Errado é sempre o outro. Temos que tomar cuidado com isso. Mesmo se estivéssemos sempre certos, em muitas situações devemos acolher a ideia de outras pessoas que também podem realizar a mesma coisa de maneira diferente. Um exemplo interessante disto é a história que conta que certa vez uma comunidade ganhou um vaso e, juntamente com o vaso, um problema: onde colocar o vaso. Todos se dividiram, cada um queria colocar o vaso em um lugar diferente. Não chegavam a uma conclusão quando o líder que já estava muito bravo se levantou, foi até o vaso e o partiu em pedaços. Deu um pedaço para cada um e disse que podiam colocar onde achassem melhor. 
Muitas vezes nos desgastamos desnecessariamente. Discutimos por coisas sem maior importância. Isso porque temos um espírito de competição. Queremos ganhar, decidir, presidir, controlar as coisas. Mas não vale a pena ganhar através das discussões, dos gritos. Filipenses 2.4 diz que nossa postura deve ser diferente: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros”. Pensar assim só é possível quando, mais do que reunidos, estamos unidos. Quando eu coloco o amor primeiro, quando mais importante do que o que eu penso é a consideração que tenho pelo meu irmão. Pensamos em somar, acrescentar o que pensamos com o que os outros pensam. Entendemos que nosso propósito é único. Agimos conforme a exortação de Paulo: “penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento” (Fp 2.2). Paulo diz que os filipenses, agindo assim, iriam completar a sua alegria. E comunhão realmente produz alegria. Demostra o conhecimento de Cristo e a maturidade que ele produz. “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Sl 133.1). 

O amor é sempre o melhor caminho.

Comentários