A ameixeira


Leitura Bíblica: Jó 14.7-11

Fixaste os confins da terra; verão e inverno, tu os fizeste (Sl 74.17).

Como enfrentamos os invernos rigorosos da vida? “A ameixeira suporta o frio e desabrocha em fragrância”. A explicação desta frase é a seguinte: Nos países de inverno rigoroso, a neve faz com que as árvores pareçam secas e mortas. A ameixeira branca é a primeira a desabrochar. Os troncos e galhos ainda estão cobertos de neve quando o pequeno botão exala a fragrância perfumada da primavera.
Ser resistente como uma ameixeira é um desafio. Suportar as adversidades e os invernos da vida não é uma tarefa fácil. Uma das formas de nos fortalecermos nesses tempos de aflição é lembrando que eles são como as estações. Um período que tem começo, meio e fim. Mesmo o inverno mais rigoroso não durará para sempre. E passando pelo inverno logo chegaremos ao início da primavera. E depois da adversidade vamos florir novamente. A neve vai derreter, os botões irão aparecer. O céu irá se abrir, os pássaros voltarão a cantar, as flores vão desabrochar demonstrando sua beleza e exalando seu perfume. Mesmo que seja um tempo de reconstruir, de muito trabalho, será também um tempo de alegria, tempo de contemplar o milagre da renovação, de ver novamente os frutos crescerem.  
Em nossa vida, pela graça e ajuda de Deus, somos capazes de atravessar muitos invernos. Podemos suportar com dignidade problemas que parecem impossíveis. E depois, como a ameixeira, novamente reviver. 
Mesmo se você estiver enfrentando muitos invernos e poucos verões não perca a esperança. Jó, em um momento de maior dificuldade, demostra confiar na possibilidade de renovação. Ele diz: “Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova” (Jó 14.7-9). Nenhum inverno de morte tem poder maior que a primavera da ressurreição. 

Resista ao inverno, aproveite a primavera. 

Comentários