Mente errática


Leitura Bíblica: Eclesiastes 2.22-26

Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros (Ec 11.10).

Um estudo realizado na Universidade de Harvard revelou que gastamos 47% das horas que ficamos acordados pensando sobre o que nos aconteceu ou o que poderia acontecer conosco. Um comentário a esta informação dizia: “Essa ‘mente errática’ é a razão pela qual nos preocupamos excessivamente e com nossa infelicidade. O melhor antídoto é focar no presente e sentir gratidão pelo que temos e pelo que somos. Desta forma, seremos capazes de reduzir o impacto de experiências negativas e alcançar o equilíbrio” (Gilbert, D. T.).
Nossa mente pode nos ajudar ou nos atrapalhar. Se nos concentrarmos no que é bom e, principalmente, nos concentrarmos no tempo presente, vamos viver muito melhor. “Concentre-se no presente, avalie cuidadosamente a situação em que está e dê um passo de cada vez, esse passo não o levará diretamente ao seu destino, mas pelo menos ele o tirará de onde você está. Viva dia a dia, como se cada dia fosse o primeiro e o último da sua vida (Killingsworth, M. A). 
Gastamos muito tempo com coisas sem importância. É preciso fazer um exercício diário de mudança de mente, tirando o que é desnecessário e ocupando a mente com o que é produtivo. Se não fizermos isso, vamos gastar toda a nossa vida, como diz Salomão, correndo atrás do vento. Viveremos ansiosos correndo de um lado para o outro. Nem iremos conseguir dormir em paz. “Durante toda a sua vida, seu trabalho é pura dor e tristeza; mesmo à noite a sua mente não descansa. Isso também é absurdo” (Ec 2.23). Filipenses 4.8 sempre é uma referência neste tema e diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Que a paz de Deus transforme nossa mente errática em mente prática, pura e sábia. 

Ocupe bem a sua mente.

Comentários