Carpe Diem


Leitura Bíblica: Salmo 90.12-17

Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos! (Sl 90.17)

Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio e é popularmente traduzida como colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizada como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro. Esta ideia foi utilizada no poema de Walt Whitman. Parte deste poema diz: “Aproveita o dia, não deixes que termine sem teres crescido um pouco. Sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos. Não te deixes vencer pelo desalento. Não permitas que alguém te negue o direito de expressar-te, que é quase um dever. Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário. A vida é deserto e oásis. Nos derruba, nos lastima, nos ensina, nos converte em protagonistas de nossa própria história. Ainda que o vento sopre contra, a poderosa obra continua, tu podes trocar uma estrofe. Aprendes com quem pode ensinar-te as experiências daqueles que nos precederam. Não permitas que a vida se passe sem teres vivido”. 
Carpe Diem, colha o dia, aproveite o dia, conte seus dias. Veja como são poucos os dias da sua vida e viva cada dia com sabedoria (Sl 90.12). Como diz Moisés, no Salmo 90, os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor, a vida passa depressa. Não desperdice o seu dia com os prazeres do pecado, não desperdice o dia com as idiotices das discussões, não desperdice o dia lamentando o passado, com medo do futuro. Não se deixe levar pela preguiça, pela procrastinação. Viva o presente, colha o dia. Sorria, dê um forte abraço em seus amigos, leia a Bíblia, agradeça a Deus por tudo que você é e tem. Hoje é dia de aprender algo novo, ajudar o próximo, perdoar e pedir perdão. Na presença de Deus, no final do dia, você poderá se alegrar com tudo que tiver feito, vendo que o Senhor o abençoou. 

Hoje é tempo de colher e plantar novas sementes. 

Comentários