Soldado desconhecido


Leitura Bíblica: Salmo 131

Ele se acha tão importante, que não percebe nem rejeita o seu pecado (Sl 36.2).

O que é uma pessoa importante? Responder esta pergunta pode parecer fácil, mas não é. Para muitos, uma pessoa importante é aquela que realiza grandes obras, ou aquela que tem muito dinheiro. Quem alcançou lugar de destaque, apareceu na televisão. Estes podem até ser importantes, mas não somente estes. Também deve ser considerado importante aquele que vive de maneira mais simples, que não realiza uma grande obra aos olhos humanos. Este, no desempenho de seu papel perante a sociedade, também é importante. 
Para Deus, todos seus filhos são importantes. Deus usa os desconhecidos e os bem conhecidos. Tiago Santos Filho, exemplificando esta importância, faz uma comparação entre soldados desconhecidos de exércitos com os soldados desconhecidos de Cristo. Ele disse: “Muitas nações têm um memorial ao soldado desconhecido. Isso nos faz refletir um pouco sobre os heróis da fé cristã. O apóstolo Paulo fala da igreja como um edifício, que tem em Cristo sua pedra angular. O reino de Deus é formado por grandes e pequenos, por trabalhadores, obreiros, chamados para edificar o grande edifício. Milhares de incontáveis servos de Deus serviram e servem na edificação do reino de Jesus Cristo. Muitos desses homens marcaram a história, são referência para gerações posteriores. Mas o reino é muito maior do que esses grandes heróis. Jesus Cristo mesmo fala dos pequeninos, daqueles que com singelos gestos e dedicação integral, cooperam na edificação de seu reino (Mc 9.33-37; 10.42-45). Muitos deles são como o ‘soldado desconhecido’: lutam pela fé, pregam o evangelho, ensinam com fidelidade, vivem vidas piedosas, servem a igreja de Cristo, e, todavia, sua história não é registrada, sua biografia não é escrita e não são conhecidos por ninguém”. Deus tem usado seus “soldados desconhecidos”. Devemos lembrar que, independente de quem somos aos olhos dos outros, Deus reconhece nossa importância. 

Deus trabalha em coisas pequenas e boas.

Comentários